16 janeiro 2006

Cabreia

Esta é uma das maravilhas de Sever do Vouga: a Cascata da Cabreia (Silva Escura). Aqui foi rodada a novela transmitida na RTP "Senhora das Águas" e é um encanto. Óptimo local para picnics de amigos ou familiares.

Presidenciais

Porque deve ser Cavaco Silva Presidente da República?
Esta é a talvez a maior questão que os tais 15% de indecisos ainda devem estar a colocar a si mesmos.
A resposta é muito simples: por exclusão de partes. Não há mais candidatos de direita nesta corrida e esta é a oportunidade histórica deste espectro político vir a ter o seu primeiro PR.
É claro que todos nós confiamos na combatividade de Alegre, na cultura de Soares, no irreverente Louçã ou na velha cassete de esquerda, agora numa versão update, de Jerónimo. Mas todo este tempo que se gastou na campanha e antes dela esclareceu alguma coisa... ou alguém?
Soares dizia que não queria que a candidatura de Cavaco fosse um mero passeio pela Avenida da Liberdade. E de facto não foi. Foi um passeio por todo o país. Alegre optou pela estratégia contrária. Do políticamente correcto Senhor do Bom Senso, o outsider dos socialistas disse dormir descansado se Cavaco for eleito. Mais uma contribuição, embora sensata, do "menos racional" e "mais emocional" candidato. O Poeta soube, talvez por vezes irreflectidamente, enveredar pelo "povo", falando timidamente em "candidato de esquerda" ou "assumidamente de esquerda" consoante os locais por onde passava.
Como o tempo é efémero, muitos dos leitores, já vão observar este post quando estivermos à espera da posse de Cavaco ou até vendo-o já como Presidente.
Mas a sua vitória foi uma vitória demasiado fácil e todos sabemos que as melhores são aquelas que mais dificuldades nos trouxeram. Culpa de quem? Dele próprio, que como os eucaliptos, seca tudo o que estiver à sua volta? Ou de pessoas que se perfilaram sem o curriculo suficiente para esta vaga? Ou de todos nós, cidadãos com mais de 35 anos, que não soubemos aproveitar uma oportunidade de cidadania? Ou da partidocracia que impede os homens e mulheres que não tiveram ligações a partidos de se candidatarem? Ou da falta de verbas dos mais competentes para avançar? Culpar o sistema é desculpa de conformados. Aceitá-lo estoicamente é preguiça de participação na vida activa.