11 setembro 2007

EDP remodela rede em Sever do Vouga

Segundo adiantou ontem (10 de Setembro) a agência Lusa, a EDP prepara-se para remodelar a rede em Albergaria-a-Velha, Águeda e Sever do Vouga e o reforço em várias zonas industriais, como Águeda e Oliveira de Azeméis, com alguns trabalhos já em execução e outros adjudicados.

O plano de investimentos prevê ainda a interligação de linhas entre Avanca e Murtosa e a colocação de um cabo submerso na Ria de Aveiro para servir S. Jacinto e a Torreira. Será o terceiro cabo submerso do país, num investimento superior a 665 mil euros, destinado a criar alternativas de abastecimento, revelou fonte da empresa.

O projecto, cujo processo de licenciamento está a ser centralizado pela Administração do Porto de Aveiro (APA) e aguarda ainda pareceres do Ministério do Ambiente e das autarquias, visa acabar com as falhas de energia nas zonas de S. Jacinto e da Torreira, de onde provêm a maioria das queixas de consumidores no distrito, contando a EDP que em meados do próximo ano possa entrar em funcionamento.

A revelação foi feita pelo director de rede e clientes do Porto, António Santos Ferreira, na apresentação do Plano Específico para a Melhoria da Qualidade do Serviço no Distrito de Aveiro, que prevê um investimento global de três milhões de euros.

A EDP apenas possui cabos submersos no Barreiro e em Olhão, e pretende que o da Ria de Aveiro seja instalado entre o cais de granéis sólidos do Porto de Aveiro e o posto de transformação de S. Jacinto, numa extensão de cerca de 800 metros.

O processo de licenciamento está a ser centralizado, a pedido da EDP, pela APA, que já emitiu o seu parecer favorável, e passará a beneficiar de uma saída directa da subestação da Gafanha para as instalações portuárias.

Ainda em falta, mas "dentro dos prazos", estão os pareceres do Ministério do Ambiente e das câmaras de Aveiro e de Ílhavo.

Luís Carvalho reconhece que se trata de uma obra com algumas condicionantes, por atravessar o principal canal de navegação, com fundos móveis e onde transitam navios de grande calado.

O local está também inserido na Rede Natura 2000, mas o responsável pela área operacional de Aveiro está confiante no licenciamento, dado que já existe na mesma zona o pipeline que liga o Porto de Aveiro ao complexo químico de Estarreja.

Com a devida vénia, da Agência Lusa/MSO.

Seis escolas fecham em Sever do Vouga

Seis estabelecimentos escolares vão encerrar este ano em Sever do Vouga na sequência da requalificação escolar que o Ministério da Educação está a fazer.

Três escolas em Rocas do Vouga (Nespereira, Sanfins e Irijó), duas em Cedrim (Paçô (na foto) e Carrazedo) e uma em Couto de Esteves (Lourizela) não deverão abrir portas já este ano de 2007/2008, apurou Verde Vouga.

Apesar desta medida governamental, as escolas de Rocas do Vouga previstas para fechar este ano poderão manter-se em funcionamento uma vez que a Câmara Municipal de Sever do Vouga considera que a escola da sede da freguesia não tem condições de acolhimento de mais crianças.

A Carta Escolar de Sever do Vouga, aprovada em Janeiro de 2007, prevê que nos próximos anos apenas funcione uma escola do 1º. ciclo por cada freguesia do concelho de Sever do Vouga.

Os argumentos do Ministério da Educação para encerrar os estabelecimentos de ensino são de que desta forma proporciona-se "melhores condições de aprendizagem aos alunos" e, como tal, pretendem "encontrar soluções para a suspensão de escolas situadas em zonas isoladas, com reduzido número de alunos, um único docente e com falta de recursos indispensáveis à prossecução do sucesso educativo".

05 setembro 2007

Sever do Vouga: Desemprego baixou 2,03% no último ano

O desemprego baixou 2,03% em Sever do Vouga entre Julho de 2006 e o mesmo mês de 2007. Mesmo assim este município foi o que registou menor decréscimo entre os cinco que fazem parte do Centro de Emprego de Águeda.
Águeda registou o maior decréscimo no desemprego do último ano (-22,22%). Albergaria-a-Velha também baixou no desemprego (-18,75% nos últimos doze meses), assim como Anadia (-8,30%) e Oliveira do Bairro (-7,53%).
Os cinco municípios que fazem parte do Centro de Emprego de Águeda registaram um decréscimo no desemprego de 15,61% no último ano. José Rabaça, director do Centro de Emprego de Águeda, disse ao jornal Soberania do Povo que “tem-se registado um aumento das ofertas porque o mercado está à procura de mais pessoas”, sublinhando que os desempregados estão a encontrar pelos seus próprios meios os locais de emprego.
As ofertas de emprego não são, contudo, abrangentes a todos os sectores e “sobretudo na área administrativa, continua a ser difícil a colocação dos desempregados”, disse o responsável pelo Centro de Emprego de Águeda.
Por sexos, continuam a ser as mulheres as mais afectadas, assim como os indivíduos com baixas qualificações escolares. As mulheres representavam 66,55% do total de desempregados em Julho de 2006, enquanto no mesmo mês de 2007 eram 68,78%. Todavia, foram registadas menos 397 desempregadas neste período.
Os inscritos há menos de um ano foram aqueles que tiveram o maior decréscimo (-22,17%), enquanto os desempregados de longa duração apenas baixaram 4,55%. Os desempregados com idades mais elevadas foram os que registaram os maiores decréscimos do último ano. A faixa etária entre os 35 e os 54 anos baixou significativamente (-18,79%), logo seguida dos desempregados com mais de 55 anos (-14,54%).

04 setembro 2007

Mil betetistas passarão por Sever do Vouga

Perto de um milhar de betetistas vai passar por Sever do Vouga, a 30 de Setembro, com a realização da 2ª. Maratona do Vale do Vouga, uma prova com 80 quilómetros que começará em Águeda e passará também por Albergaria-a-Velha.

Miguel Novo e Carlos Rodrigues, dois dos responsáveis pela segunda edição da Maratona do Vale do Vouga, em BTT, recordam que na primeira vez que se organiza uma prova destas “normalmente aparecem uma centena de betetistas”. Em 2006, a organização inicialmente pensou em acolher duas centenas de praticantes da modalidade e acabou por registar uma adesão que motivou algumas alterações para este ano. Foram quase cinco centenas. Este ano já estão inscritos 485 participantes (4 de Setembro).


As estimativas são de ultrapassar os 800 participantes e, se tal vier a acontecer, a Maratona do Vale do Vouga passa a ser uma das mais importantes do país, a par com Portalegre, Idanha-a-Nova, Vidigueira, Gerês, Buçaco e Alte, na categoria de Cross-Country. Cerca de 80 pessoas estão preparadas para apoiar a organização do evento desportivo.


O todo-o-terreno praticado em bicicleta está a tornar-se moda e proliferam pelo país diversas provas, entre as quais algumas maratonas. Além da 2ª. Maratona BTT Vale do Vouga, que se realiza em Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, destacam-se as provas que ainda estão por realizar este ano, como a 1ª. Maratona/Passeio BTT “Nelas Coração do Dão” (9 de Setembro), 1ª. Maratona BTT-Cidade de Évora (9 de Setembro), 1ª. Maratona BTT Rota do Baixo Vouga Lagunar-Estarreja (23 de Setembro), Maratona dos 5 Cumes-Barcelos (7 de Outubro) e a 1ª. Grande Maratona BTT Cidade da Póvoa de Varzim (13 de Outubro).


Mais informações podem ser consultadas em:
www.maratonavaledovouga.com