27 maio 2009

Expropriações facilitadas para Barragem Ribeiradio-Ermida

O Comunicado do Conselho de Ministros de 21 de Maio último refere uma Proposta de Lei que autoriza o Governo a criar um regime especial aplicável às expropriações necessárias à concretização dos aproveitamentos hidroeléctricos integrados no Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH) e os aproveitamentos hidroeléctricos de Ribeiradio-Ermida, no rio Vouga e do Baixo Sabor, no rio Sabor.

Esta Proposta de Lei, a submeter à Assembleia da República, visa autorizar o Governo a aprovar um regime especial aplicável às expropriações dos imóveis e direitos a eles relativos dos aproveitamentos hidroeléctricos de Ribeiradio-Ermida, no rio Vouga, e do Baixo Sabor, no rio Sabor, e do Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial hidroeléctrico.

Reconhecendo a importância que estes aproveitamentos entrem em exploração com a brevidade possível, dando um contributo significativo para cumprir as metas definidas pelo Governo e contribuindo, também, para a necessária estimulação da economia, o Governo pretende a rápida execução dos projectos, prometendo respeito pelos direitos dos particulares e garantindo o direito a indemnização nos termos da Lei, tornando mais céleres e eficazes alguns procedimentos sem prejuízo, naturalmente, do rigor que projectos desta complexidade exigem.

A Barragem de Ribeiradio-Ermida é um investimento da EDP e da Martifer e deverá custar quase 125 milhões de euros. A potência instalada é de 73 megawatts e as obras deverão arrancar ainda este Verão, conforme anunciou recentemente o Ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia.

21 maio 2009

Quem vencerá as Autárquicas 2009 em Sever do Vouga?

Estará no ar a partir de hoje, e até às 23:59 do dia 30 de Setembro, uma sondagem sobre quem os utilizadores do "Verde Vouga" prevêm que ganhe as Eleições Autárquicas 2009, em Sever do Vouga.

A pré-campanha há muito começou nos bastidores políticos, mas apenas um candidato se assumiu à Câmara. Arrisco colocar alguns nomes, pois tudo indica sejam estes os candidatos.

Na ala socialista nada faz prever que Manuel Soares não aproveite o último mandato a que se poderá candidatar e é dado como certo entre o meio político severense. Exercendo a função de Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga desde Janeiro de 1990, é o candidato melhor colocado no arranque eleitoral.

Entre os sociais-democratas as dúvidas devem dissipar-se dentro de dias, uma vez que Manuela Ferreira Leite obrigou as concelhias laranjas a apressarem-se na apresentação de candidatos. Nada se sabe quanto ao cabeça-de-lista, mas o Blog "Verde Vouga" deu a vitória a Acácio Barbosa (ex-Presidente da Junta de Freguesia de Rocas do Vouga) na sondagem que fez aos seus utilizadores. Resta contudo saber se haverá coligação com o CDS-PP, ou se o PSD avançará sozinho às Autárquicas severenses.

João Almeida (Independente) repete a sua candidatura à Câmara Municipal de Sever do Vouga. Há quatro anos concorreu pelo PSD mas, entretanto, uma derrota eleitoral para a liderança concelhia da estrutura laranja provocou uma cisão no partido. João Almeida foi mesmo o primeiro a avançar com a sua candidatura que não contará com o apoio de qualquer estrutura partidária.

O CDS-PP já teve a liderança da Câmara Municipal de Sever do Vouga e foi durante muito tempo uma força partidária de relevo no concelho. Actualmente resume-se a um deputado na Assembleia Municipal. A estratégia de há quatro anos, quando lançou nomes oriundos de fora de Sever do Vouga não deverá repetir-se. A solução que parece mais segura para este partido é uma coligação de direita com o PSD, apesar das divergências profundas do passado. Entre os partidos parlamentares parece ser o mais atrasado na corrida autárquica em Sever do Vouga.

A CDU já tem candidato à Câmara Municipal. António Bastos, de Cedrim, tem figurado nas listas desta força partidária nos anos anteriores, surgindo agora como cabeça-de-lista. Embora nunca tivesse representação no órgão executivo do município, a CDU já esteve na Assembleia Municipal. Um cenário que os comunistas tentarão repetir nestas eleições.

Desconhece-se, para já, se existirão mais candidatos partidários ou independentes. As eleições são dentro de quatro meses.

Acácio Barbosa deverá ser candidato PSD

Os votantes na sondagem deste Blog preferem Acácio Barbosa (ex-Presidente da Junta de Freguesia de Rocas do Vouga) como próximo cabeça-de-lista do PSD à Câmara Municipal de Sever do Vouga. Reuniu a preferência de 50% dos participantes.

Em segundo lugar aparece o actual Presidente da Junta de Freguesia de Talhadas, e actual líder do PSD de Sever do Vouga, António Ferreira, que captou 37,5% das preferências, enquanto Severo de Carvalho (ex-Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga) ficou com os restantes 12,5% dos votantes.