22 novembro 2009

Jorge Ferreira - Morreu um amigo...

Jorge Ferreira, fundador do PND, faleceu ontem de manhã, aos 48 anos, vítima de doença prolongada.

Jorge Ferreira era advogado de profissão, tendo a par dessa actividade sido líder parlamentar do CDS-PP entre 1996 e 1998. Durante a liderança de Manuel Monteiro no partido foi ainda vice-presidente dos democratas-cristãos, o que prolonga uma ligação com Monteiro que vinha já desde a Juventude Centrista e se manteve em Novembro de 2003 com a fundação do PND (Partido da Nova Democracia).

Jorge Ferreira em Cedrim

Em 26 de Novembro de 2005 Jorge Ferreira esteve em Cedrim no "Conversas na Aldeia" (na foto com a Dra. Susana Barbosa, comigo e com o Dr. Manuel Monteiro) num evento organizado pela Junta de Freguesia.
Recordo-me do dia em que resolvi entrar para o PND (no início de 2005) e a Dra. Susana Barbosa, como Coordenadora Distrital de Aveiro, me convidou para um jantar em Aveiro, a fim de acertarmos detalhes. A meio do jantar recebeu um telefonema que lhe dava conta que havia a possibilidade do Dr. Jorge Ferreira ser Cabeça-de-Lista do PND de Aveiro. Eu não queria crer... "O Dr. Jorge Ferreira? Aquele que já foi líder da bancada parlamentar do CDS e candidato à Câmara Municipal da Amadora?", interroguei eu. O Dr. Jorge Ferreira era uma pessoa que me fascinava como parlamentar e um político que tinha como referência.
A minha primeira reunião com o partido ocorreu pouco depois em Vale de Cambra. Nessa reunião já estava presente o Dr. Jorge Ferreira e traçavam-se as linhas orientadoras para as Legislativas de 2005, que ocorreriam em Março.
Nos finais de 2005 acompanhei o Dr. Jorge Ferreira e a Dra. Susana Barbosa numa reunião com o Prof. Élio Maia (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro). Em causa estava o destino a dar ao antigo Estádio Mário Duarte e a situação financeira da autarquia aveirense. Apesar de lisboeta revelou conhecer bem a realidade aveirense, um distrito ao qual deu especial atenção durante os últimos quatro anos, com crónicas semanais no jornal "Diário de Aveiro".
Em finais de 2006 apresentei uma proposta numa reunião nacional do PND para que fossemos contra o fim do Porte Pago à imprensa local e sugeri que visitássemos alguns jornais regionais. O Dr. Jorge Ferreira foi das únicas vozes contra. Dizia ele, com determinação, que era contrário a todo o tipo de subvenções às empresas. Estas não devem sobreviver porque são subsidiadas, defendia. Contudo, a maioria foi ao encontro da minha proposta e o Dr. Jorge Ferreira, refém da democracia, aceitou (com as devidas reservas e os meus argumentos de transmissão da lusofonia que a imprensa regional representa) a decisão da Direcção Nacional.

Guardo dele uma boa disposição sempre presente. Recordo um almoço em Lisboa, próximo do Hotel Altis, após o término do 3º. Congresso do PND, em Novembro de 2006. Fervoroso adepto do Benfica (assunto que gostava de brincar com ele) e inseparável do cigarro, deixou-nos ontem... Até sempre amigo! Que a alma descanse em paz!

"Morreu o amigo", diz Manuel Monteiro

Numa primeira reacção à morte de Jorge Ferreira, Manuel Monteiro lamentou o desaparecimento do amigo: "Na vida podemos ter amigos. O Jorge Ferreira não era um amigo, mas o amigo". Manuel Monteiro lamentou a morte daquele que foi sempre o seu braço direito, o amigo "autêntico, verdadeiro, leal e combativo".
Num elogio às qualidades daquele que era o seu "braço-direito" na política, Manuel Monteiro sublinhou que "se é verdade que há pessoas que se preocupam mais com o ter do que com o ser, Jorge Ferreira não se preocupava sequer em aparentar ser. Ele era autêntico, verdadeiro, leal e combativo. Foi das pessoas mais inteligentes que tive a oportunidade de conhecer em toda a minha vida".
Jorge Ferreira "era um homem brilhante, que lutou até ao fim. Mesmo sabendo que a morte se aproximava, nunca desistiu da vida", acrescentou.

08 novembro 2009

Limpar Portugal: Sever do Vouga reúne a 11 de Novembro



Um grupo de amigos que fazem parte do Landmanía Clube de Portugal, clube de aficionados de veículos Land Rover, e alguns dos seus associados, aderiram ao projecto denominado "LIMPAR PORTUGAL" que pretende desaparecer com as lixeiras em 20 de Março de 2008, conforme o seguinte link:

http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=8&t=Grupo-quer-limpar-Portugal-a-20-de-Marco-de-2010.rtp&article=280461

Sever do Vouga vai aderir a este projecto e os responsáveis pretendem angariar o maior número de voluntários para avançar com esta causa. A primeira etapa é identificar todas as lixeiras no concelho, contactar as Juntas de Freguesia e Câmara Municipal para angariação de apoios e solicitar apoio (nunca monetário) das empresas que queiram aderir a este projecto (cedência de colaboradores e viaturas de transporte, material de limpeza, sacos do lixo, luvas, máquinas industriais, alimentos para a confecção de refeiçoes dos voluntários envolvidos neste projecto de limpeza para o dia 20 de Março de 2010).

Vão ser pedidos à Câmara Municipal de Sever do Vouga a disponibilização dos 3 autocarros, carrinhas de transporte, sacos do lixo, luvas e material que facilite a limpeza dos locais previamente defenidos. Mas não é esta a única entidade a quem vão recorrer. "As 9 Juntas de Freguesia deveriam ter um papel fulcral na orientação e ajuda", refere um elemento da organização a "Verde Vouga", acrescentando que "as associações de pais deveriam interceder nos conselhos directivos das escolas EB 2,3 e Secundária de Sever do Vouga de forma às refeições serem confecionadas e servidas nas escolas com um custo reduzido (entravam aqui apoios das padarias, talhos, empresas de bebidas, etc)".

Sensibilizar os mais pequenos para os problemas ambientais também passa pelos objectivos dos organizadores desta iniciativa em Sever do Vouga. "Vão ser estudados previamente os locais a intervir de forma às crianças mais pequenas dos jardins de infância e 1º. ciclo ficarem com os respectivos professores nas zonas de menor risco". A Turnauga, uma empresa de turismo de aventura que todos os anos promove a Descida Ecológica do Rio Vouga também irá ser convidada a integrar este projecto.

Os organizadores querem igualmente envolver várias empresas nesta iniciativa que já foi efectuada na Estónia e angariou 50.000 voluntários para limpar aquele país em 5 horas.

A primeira reunião no concelho de Sever do Vouga será na próxima quarta-feira, 11 de Novembro. Os interessados nesta iniciativa deverão em primeiro lugar inteirarem-se do projecto em: http://www.limparportugal.org/ ou registarem-se em: http://limparportugal.ning.com/

Mais informações poderão ser solicitadas a Renato Amaral através dos contactos 914337901 / 965258575 ou pelo mail bebedirrrian@hotmail.com

Somos Funcionarios Publicos!