20 fevereiro 2011

A. Silva Matos (Sever do Vouga) envolvida em projecto pioneiro mundial de 18,4 milhões de euros

A WindPlus, uma joint-venture liderada pelo grupo EDP, assinou um acordo com a dinamarquesa Vestas para o fornecimento de uma turbina eólica de 2 megawatts destinada a um projecto na costa portuguesa.

A imprensa especializada está hoje a destacar este negócio, sublinhando o facto de a Vestas ter integrado o Projecto WindFloat – um projecto pioneiro que se baseia numa estrutura flutuante e que deverá custar 18,4 milhões de euros.

O financiamento do projecto foi assegurado através de contribuições de parceiros do projecto e com um subsídio a fundo perdido do Fundo de Apoio à Inovação (FAI), diz a EDP.

Esta será a primeira torre eólica offshore em Portugal e também a primeira da EDP, que tem prevista a sua instalação até ao Verão deste ano.

"A EDP, a InovCapital e a Principle Power, Inc. assinaram um acordo de projeto e um contrato em regime chave‑na‑mão, para a implantação do primeiro WindFloat à escala real equipado com um aerogerador de 2 megawatts (MW), ao largo da costa portuguesa. A EDP, a InovCapital, a Principle Power, a Vestas Wind Systems A/S, a A. Silva Matos (ASM) e o Fundo de Apoio à Inovação (FAI) são alguns dos parceiros deste projecto", refere em comunicado a empresa liderada por António Mexia.

O WindFloat é uma estrutura flutuante patenteada, com design simples e económico, para suporte de aerogeradores offshore. As funcionalidades inovadoras do WindFloat - que atenua os movimentos induzidos pelas ondas e pelos aerogeradores/vento - permitem implantar aerogeradores offshore em locais antes inacessíveis, onde a água excede os 50 metros de profundidade e os recursos eólicos são superiores, sublinha a EDP.

O projecto prevê a implantação, pela Principle Power, de um protótipo WindFloat, equipado com um aerogerador offshore Vestas V80 de 2,0 MW, ao largo da costa portuguesa ainda este ano.

O sistema será testado na Aguçadoura, num parque EDP, ligado à rede, por um período não inferior a 12 meses, com o objectivo de validar o desempenho da integração entre o WindFloat e o aerogerador. Serão ainda realizados estudos de comissionamento/descomissionamento e de operação e manutenção.

Sever do Vouga recebe o Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Sever do Vouga foi a biblioteca pública seleccionada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) para organizar a fase distrital (Aveiro) do Concurso Nacional de Leitura (CNL), a 18 de Março.

O CNL é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura (PNL), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), DGLB e Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) com cinco anos de existência e que tem crescido de ano para ano em número de participantes e envolvimento das entidades promotoras.

A primeira fase é organizada pelas bibliotecas escolares, a segunda fase pelas bibliotecas públicas e a terceira fase, a final, pelo PNL. Os estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário prestam provas de leitura de livros seleccionados, graduais e eliminatórias, até à final, transmitida pela RTP1.

Com a devida vénia do jornal "BEIRA VOUGA"